A Importância das Eleições Municipais

No primeiro dia de Outubro, a emissora Band deu início ao ciclo de debates entre os candidatos a prefeito de diversos municípios brasileiros. Dois dias antes, houve o primeiro encontro entre Trump e Biden pela eleição estadunidense de 2020. Esse debate gerou uma repercussão maior e foi o foco do debate político brasileiro naquela semana. Essa falta de interesse nas eleições municipais não é algo novo e representa um grande problema da relação do brasileiro com a política.

Não é de hoje que prefeitos e vereadores são menosprezados pelos eleitores. Pouco se debate sobre seus planos e muitas vezes o que é deixado de memória não são as promessas eleitoreiras, mas as divertidas propagandas políticos-eleitorais de vereadores que precisam ser criativos com o pouco tempo que possuem para chamar a atenção. Tudo isso ajuda a jogar de lado a verdadeira importância dessas eleições e a valorizar mais as eleições federais, até mesmo de outros países.

O município é a divisão administrativa que possui a maior influência na vida dos cidadãos. É nele que eles vivem, trabalham, se locomovem e de fato passam todas as suas vidas. O prefeito, pode não parecer, tem mais influência sob a vida das pessoas do que o próprio presidente. São as suas escolhas que alteram de maneira mais rápida e influente, a saúde, educação, segurança, moradia, mobilização e o trabalho entre outras partes do dia a dia de todo morador. Por isso, só levando em consideração o lado prático das decisões, o prefeito que às vezes é considerado como uma espécie de "síndico" deveria ser um cargo muito mais valorizado pelos eleitores. Olhando para o lado político, ele também tem uma grande importância para a eleição de cargos maiores na esfera federal. Já que como apontou o professor David Fleischer da Universidade de Brasília, quanto mais prefeitos e vereadores de determinado partido se elegem, mais deputados federais são eleitos dois anos depois. Como esses parlamentares ajudam em suas eleições, os administradores municipais retribuem o favor nas próximas eleições. Isso faz parte do projeto do partido para, ao aumentar a sua bancada, também expandir seus fundos e seu horário na televisão.

Por isso é importante ressignificar o papel da política no município. Fazer com que os cidadãos olhem para os vereadores como seus representantes em uma democracia que deveria ser construída de baixo para cima. Sendo mais eficiente e mais representativa (horizontal). Medidas que são tomadas em cidades europeias, por exemplo, Paris, como o orçamento participativo, onde a população da cidade pode escolher quase como um plebiscito, quais medidas deveriam ser tomadas, mostram o poder e a influência que essas políticas podem ter na vida de todos. Vale lembrar que essa mesma ideia teve inspiração no governo de Olívio Dutra, que foi prefeito em Porto Alegre em 1989. Logo não são ideias muito distantes do Brasil. Mostrando que não é difícil imaginar uma realidade onde a política no Município é mais presente e participativa. Dessa maneira ressaltando a importância do papel da cidade na parte pública do país, já que é muito mais comum se dar mais ênfase para a administração nacional, mesmo que as cidades tenham vindo antes dos países.

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Todo o conteúdo do site é livre para a reprodução

Ibmec - IbLiberty - 2018

Alameda Santos, 2356. São Paulo - SP

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone