Entrevista com Gustavo Franco, criador do Plano Real e ex-presidente do Banco Central no Ibmec

Por Lucas Britto


Anunciamos que no dia 16 de Abril, às 19h00, no Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais da cidade de São Paulo (IBMEC-SP), recebeu Gustavo Franco, um dos formuladores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central do Brasil. A palestra ocorreu no auditório do IBMEC-SP em que o palestrante fez o lançamento de seu livro “A moeda e a lei: uma história monetária brasileira 1933-2013”.


O livro retrata a experiência brasileira no período supracitado, analisando ao longo de nove capítulos a experiência inflacionária, a lei monetária, os mistérios da regulamentação do câmbio, o processo de criação do Banco Central do Brasil, a produção da hiperinflação, os planos econômicos heterodoxos, o Plano Real, a evolução institucional desde o embrião do Banco Central(a SUMOC) até o Banco Central do Brasil, e o problema da decisão da taxa de juros da moeda.


Em seu discurso, Gustavo Franco, ressaltou a importância dos cortes dos zeros na moeda, mostrou exemplos de políticas monetárias incompetentes praticadas dentro e fora do Brasil e ainda reforçou sua crítica à política dos cortes de zero afirmando: “Os países cortam os zeros da moeda em reformas monetárias mais ou menos como os bebês trocam as fraldas e pelas mesmas razões”. De maneira análoga, quando se trocam as fraldas de um bebê, é tão necessário cortar os zeros da moeda, quanto trocar as fraldas sujas se não se deseja aguentar o mal cheiro que delas vem. E ainda declarou que: "nenhum país, que seja sério, admitiria um papel moeda no valor de um milhão". Sendo o grande número de zeros na moeda algo vergonhoso, porque explícita a incompetência de um governo em administrá-la.


A importância da presença de Gustavo Franco para discutir sobre política monetária na instituição se justifica na oportunidade oferecida aos alunos, ainda no processo de graduação, de ouvir de perto uma personalidade como Gustavo que possui autoridade mais do que comprovada em sua carreira pelo governo, academia e setor privado.


Logo abaixo, encontra-se um link com a pergunta que foi feita a Gustavo Franco em entrevista ao IbLiberty.


E também trechos gravados de sua palestra.


Quando os liberais vão lotar o Maracanã? - Entrevista Gustavo Franco: https://www.youtube.com/watch?v=vj30PdcWK8Y&feature=youtu.be


A moeda e o seus zeros: https://www.youtube.com/watch?v=vWVMnEdwAB8&feature=youtu.be


Os salários de juízes de funcionário públicos: https://www.youtube.com/watch?v=dB-onRFr8uw&feature=youtu.be


A moeda de 1 real: https://www.youtube.com/watch?v=pgMGnb1UdJo&feature=youtu.be




0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Todo o conteúdo do site é livre para a reprodução

Ibmec - IbLiberty - 2018

Localização: Alameda Santos 2356, São Paulo,SP-Brasil