Entrevista com Henrique Meirelles pelo IbLiberty no Ibmec São Paulo


O IbLiberty, organização de estudos políticos no Ibmec São Paulo, teve a oportunidade, junto com os calouros, no dia 18 de fevereiro de 2019, em que se iniciaram as aulas para as novas turmas os cursos de Economia, Administração, Direito e Relações Internacionais de contar com a presença do atual Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, e antigo Presidente do Banco Central e Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.


Ao término do evento,que transcorreu mais de uma hora, o IbLiberty recebeu autorização para fazer duas perguntas ao atual Secretário da Fazenda. A transcrição da gravação encontra-se na integra abaixo. Também integra a mídia desta publicação o hiperlink para um trecho da palestra do Secretário no Ibmec, no qual apresenta uma breve análise da economia brasileira nos últimos anos.

Mais uma vez o Ibmec traz grandes nomes à casa para apresentarem seus trabalhos aos alunos.



Entrevista na íntegra:

Eric Villac- Primeira pergunta, ao excelentíssimo senhor, e em relação a sua formação. Quais principais economistas influenciaram no seu modo de pensar e no seu modo de agir em relação a economia?


Henrique Meirelles- Existiram vários economistas relevantes, desde economistas americanos, como por exemplo, o Milton Friedman, que é um dos grandes pensadores do liberalismo, até Hayek, Ludwig Von Mises da Escola chamada Austríaca. São economistas muito relevantes e importantes nesse processo todo. Em resumo, todos aqueles que desenvolveram teorias que levaram a um aperfeiçoamento dos mercados, do funcionamento dos mecanismos de produção, e principalmente um bom desenvolvimento equilibrado entre o setor privado, governo, terceiro setor etc. Começando evidentemente lá atrás na Inglaterra com Adam Smith, que começou a desenvolver os princípios da economia modera.


Eric Villac- Segunda pergunta, excelentíssimo senhor. No Brasão do Estado de São Paulo temos o lema “Pro Brasilia Fiant Eximia”( Pelo Brasil, façam-se grandes coisas). Quais são as grandes coisas que os paulistas tem a fazer pelo Brasil?


Henrique Meirelles- Temos que crescer, produzir, criar emprego e funcionar como motor do crescimento brasileiro.


Henrique Meirelles- (finaliza a entrevista) Obrigado!

Eric Villac- Muito Obrigado!




Hiperlink: https://www.youtube.com/watch?v=IVD8tjuMAtM&t=1s




111 visualizações

Todo o conteúdo do site é livre para a reprodução

Ibmec - IbLiberty - 2018

Alameda Santos, 2356. São Paulo - SP

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone