Segmento bancário e acionário são rivais ou complementares nos mercados financeiros dos países?

Atualizado: 2 de Fev de 2019

No dia 29 de novembro de 2018, o Professor Doutor João Ricardo Costa Filho, apresentou um trabalho em andamento no Seminário de Pesquisa, o qual tema foi o desenho dos mercados financeiros, que procurou responder a pergunta: qual é a relação entre os segmentos do mercado financeiro- bancário e acionário- com o crescimento econômico?

O professor buscou medir, se o segmentos bancário e acionário são complementares ou rivais em relação ao crescimento econômico. Seu método foi usar um modelo econométrico de dados de painéis- calcado no trabalho de Manuel Arrelano. Quanto a delinhamento do mercado financeiro, seu trabalho baseou-se no de Adeline Saillard e Thomas Url. Os testes foram realizado em países dos cinco continentes do globo.

As evidências mostraram que na amostra geral a maior parte dos países é muito mais rival que complementar; há espaço para vários países desenvolverem seu mercado financeiro nas palavras do professor Doutor João Ricardo. O professor também disse: “No Brasil, há muita dívida via banco; mas emitir dívida privada- debêntures- é muito difícil e custoso. Então há espaço para que as empresas comecem a financiar-se via o estímulo do mercado financeiro. O que pode ser diferente dos Estados Unidos, que talvez o caminho seja os bancos, e não seja o mercado financeiro, que lá já é maior.”

O trabalho foi apresentado ao coordenador do curso economia, Rodrigo Ferreira, ao professor de estatística, Nobuiuki Ito, e aos alunos da graduação e pós-graduação.

A apresentação do Seminário de Pesquisa foi gravado e encontra-se publicado no Youtube nos seguinte links:

Parte I- https://www.youtube.com/watch?v=TT5lPMHVXrs&feature=youtu.be ( 33:10)

Parte II- https://youtu.be/gTuZCoUBnyM (24:05)


0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Todo o conteúdo do site é livre para a reprodução

Ibmec - IbLiberty - 2018

Localização: Alameda Santos 2356, São Paulo,SP-Brasil