Segundo Seminário de Pesquisa Ibmec: Economia e Moralidade- a economia do bem-estar

Atualizado: 10 de Fev de 2019

No dia 19 de dezembro de 2018, foi realizado, o segundo encontro de Economia e Moralidade na biblioteca do Ibmec SP. O professor João Cortese introduziu o segundo capítulo do livro de Daniel M. Hausman e de Michael S. McPherson, Economic Analysis, Moral Philosophy and Public Policy (Cambridge University Press, 2006), o qual se pautou a discussão sobre a economia do bem-estar, que teria como problema focal o segundo exemplo apresentado no livro: sobre os vouchers de educação.

Foi convidado o professor Doutor Jose Maria Rodriguez Ramos, discente da Faculdade de Economia da FAAP. Estavam presentes o professor Doutor Nobuiuki Ito, professor de estatística, o professor mestre Rodrigo Araújo Ferreira, o coordenador do curso de Economia e Administração, alunos da graduação e futuro aluno do Ibmec.

Quanto a discussão, o professor João Ricardo afirmou sobre os autores: “ essa caricatura que eles fazem sobre a economia do bem-estar, diz muito mais a respeito sobre a limitação dos autores em conhecer a economia do bem-estar do que a própria economia do bem-estar. E dizer que quem se preocupa com ecologia e recursos naturais; acabou de ganhar um Prêmio Nobel[1] de gente que pesquisava na década de 80 e 90 sobre justamente modelos de crescimento econômico que colocavam este tipo de restrição”.

O professor Rodrigo Ferreira disse que um grande desafio para “a economia” é refutar os modelo de alocação não criticando as alocações, porque todas as alocações são possíveis; sendo a escolha entre industrias e florestas uma escolha social e política.

As discussões no seminário tendem a prosseguir na faculdade.

[1] Os vencedores do Prêmio Nobel de Economia em 2018 foram William Nordhaus, de 77 anos, e Paul Romer, 62 anos.


0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Todo o conteúdo do site é livre para a reprodução

Ibmec - IbLiberty - 2018

Localização: Alameda Santos 2356, São Paulo,SP-Brasil