Seminário de Pesquisa Ibmec São Paulo: Política Monetária dilemas e discordâncias

Os membros do IbLiberty, no dia 20 de março de 2019, no Ibmec São Paulo, participaram do Seminário de Pesquisa: "Política Monetária: dilemas e discordâncias". No qual os professores André Luiz Diz e o Doutor João Ricardo Costa Filho apresentaram a questão da validade das teorias econômicas. O professor André Diz apresentou o texto The Trouble With Macroeconomics de Paul Romer[1], os comentários de Oliver Blanchard e os de Paul Krugman, enquanto o professor João Ricardo o texto Is something really wrong with macroeconomics?[2] de Ricardo Reis, além disso falou sobre validade e imprecisão em certa medida do modelo DSGE( Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral), este que usou em sua tese de doutorado.


A discussão iniciou entre os alunos e professores logo após a respectiva exposição de cada professor. Também estavam presentes os professores Roberto Dumas Damas, especialista em China, e Walter Franco de Macroeconomia.


A ideia da discussão surgiu após o economista André Lara Resende ter publicado seu recente artigo Senso e Contrassenso e também o A Crise da Macroeconomia. Foram apresentadas opniôes sobre a Moderna Teoria Monetária(MTM) e foram realizadas perguntas por alunos e professores. A sala estava lotada de alunos, convidados e professores. Fora sugerido pelo professor Nobuiuki Ito que houvesse uma série de eventos com esse tema no Ibmec.



O Seminário encontra-se gravado no Youtube nos seguintes links:



Parte 1: https://youtu.be/cGHt5yWOI8g

Parte2: https://youtu.be/nI1W-WVe8YY

Parte 3: https://youtu.be/HcvYNUUC5i0



[1] Leia o artigo em: <https://paulromer.net/wp-content/uploads/2016/09/WP-Trouble.pdf>. Acessado em: 20 de março de 2019


[2] Leia o artigo em: < http://personal.lse.ac.uk/reisr/papers/18-wrong.pdf>. Acessado em: 20 de março de 2019

132 visualizações

Todo o conteúdo do site é livre para a reprodução

Ibmec - IbLiberty - 2018

Alameda Santos, 2356. São Paulo - SP

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone